O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) associa-se mais uma vez às comemorações do Dia Mundial da Higiene das Mãos, este ano de um modo diferente, em que é destacado o papel dos profissionais de saúde para travar a transmissão do coronavírus no contexto da atual pandemia mundial.

A higiene das mãos tem um papel mais importante do que nunca, quer na Saúde Pública quer nas Unidades de Saúde, sendo um dos principais pilares na prevenção da infeção não só do coronavírus, como de outros inúmeros vírus e bactérias que se encontram nas instituições de saúde e na comunidade.

Assinalado a 5 de maio, o Dia Mundial da Higiene das Mãos foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2009 foi implementada em Portugal a Campanha Nacional da Higiene das Mãos, que visa promover a prática da higiene das mãos de forma padronizada, abrangente e sustentada, contribuindo para a diminuição das infeções associadas aos cuidados de saúde e para o controlo das resistências dos microrganismos aos antimicrobianos, através do aumento da adesão dos profissionais de saúde à prática da higiene das mãos nos cinco momentos preconizados pela OMS.

A higiene das mãos passou, em 2014, a fazer parte da Campanha das Precauções Básicas de Controlo de Infeção, atualmente designada como Estratégia Multimodal das Precauções Básicas de Controlo de Infeção, ao ser uma das suas dez componentes, a par de outras práticas de similar importância na prevenção da transmissão das infeções.

Veja o vídeo da OMS e os cartazes elaborados no CHBM (em baixo).

Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL – PPCIRA)


Attachments:
Download this file (dia_higiene_maos_cartazes.pdf)Cartazes [ ]