Diretora: Dra. Vanessa Ramos Paulino
Atividade desenvolvida
- Planeamento das necessidades, em colaboração com os serviços utilizadores/clientes internos;
- Garantir a gestão administrativa e económica de todos os procedimentos de aquisição de bens e serviços e de obras públicas, em conformidade com as disposições legais;
- Gestão e controlo dos stocks, designadamente o desenvolvimento das ações de gestão administrativa, económica e física dos stocks;
- Garantir a eficácia de um modelo Logístico em linha com os objetivos estratégicos do CHBM;
- Fomentar a articulação entre os seus profissionais e os profissionais dos serviços utilizadores/clientes internos, assegurando a rentabilização dos recursos;
- Negociar as condições mais vantajosas para a organização, no âmbito das consultas efetuadas e dos procedimentos de aquisição aprovados, em aplicação dos métodos e técnicas de mercado concorrencial.
Reúne mensalmente com outros Serviços de Aprovisionamento, com o objetivo de identificar boas práticas e analisar normas e procedimentos legais em vigor relacionados com a aquisição de bens e serviços. Este Grupo de Benchmarking em Aprovisionamento é composto atualmente por 15 Hospitais / Centros Hospitalares / Unidades Locais de Saúde.
Certificação
Encontra-se certificado através da norma NP EN ISO 9001, pelo sistema de gestão e controlo de stocks e aquisição de bens e serviços, desde março de 2009, tendo sido o primeiro Serviço de Aprovisionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a obter esta certificação através do referencial ISO. Foi, ainda, o primeiro a implementar o programa de custeio ao doente no Bloco Operatório (referenciado pelo Tribunal de Contas como boa prática) e respetivo modelo logístico de bens consignados.
O Serviço de Aprovisionamento compromete-se a:
- Melhorar continuamente a eficácia da sua atividade, tendo em conta os objetivos alcançados e as melhorias contínuas, promovendo a satisfação dos serviços utilizadores, fornecedores externos e colaboradores do Serviço, garantindo o cumprimento dos requisitos do Sistema de Gestão de Qualidade;
- Satisfazer os requisitos aplicáveis;
- Melhorar continuamente o Sistema de Gestão da Qualidade.
Para o efeito, estabeleceu uma Política de Aprovisionamento assente na:
- Otimização dos níveis de stock, em parceria com os serviços utilizadores, em função do histórico e da previsão de consumos;
- Seleção de fornecedores que garantam a melhor relação qualidade/preço;
- Análise e tratamento, em tempo útil, das sugestões/reclamações apresentadas pelos serviços utilizadores;
- Articulação permanente com os fornecedores externos, que se traduza em relações mutuamente benéficas;
- Disponibilização dos meios adequados ao correto desempenho das funções pelos colaboradores.
Contactos
Telefone: 212147331
Endereço eletrónico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.