Unidade de Cirurgia de Ambulatório - Montijo
O que é uma Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA)?
A Unidade de Cirurgia Ambulatório presta cuidados de saúde ao utente que requer uma intervenção cirúrgica que não necessita de internamento hospitalar, ou seja, são cirurgias realizadas sob anestesia geral, loco-regional ou local, programadas de forma a permitir a chegada à Unidade de manhã e o regresso ao domicílio no mesmo dia.
A UCA Montijo é uma unidade do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), situada no Hospital do Montijo, e destina-se exclusivamente à realização de cirurgias e procedimentos em regime de ambulatório. O acesso é feito através da referenciação médica das especialidades cirúrgicas existentes no CHBM, nomeadamente Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Oftalmologia, Ortopedia e Urologia.
Para ser proposto para cirurgia em regime de ambulatório terá que reunir algumas condições, nomeadamente:
- Aceitar ser intervencionado em ambulatório;
- Ter um adulto responsável que o acompanhe nas primeiras 24 horas do pós-operatório;
- Ter transporte assegurado em automóvel/ambulância para o retorno ao domicílio;
- Habitação com condições de habitabilidade e comunicações (telecomunicações e acessos rodoviários).
Acessos, contactos e outras informações úteis
Morada
Hospital do Montijo
Rua Machado Santos n.º 54, 2870-351 Montijo
38°42'26.3"N 8°58'17.0"W
Como chegar?
De carro:
Pela A33, saída para o Montijo. No centro do Montijo seguir as indicações “Hospital”.
Transportes públicos:
Transtejo - ligação fluvial entre Lisboa e o Montijo;
Transportes Sul do Tejo – ligações regulares de autocarro (autocarros 403, 410, 413 e 437);
Junto à entrada existe uma praça de táxis.
Localização
Pode aceder à UCA através da entrada principal do Hospital do Montijo, seguindo a sinalética no interior.
Horário de funcionamento
Dias úteis: cirurgias programadas e consultas das 8h00 às 20h00;
Sábados: consultas não presenciais de enfermagem das 9h00 às 13h00.
Contactos:
Telefone: 21 230 9120 (dias úteis das 8h00 às 20h00)
Correio eletrónico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Outras informações úteis:
- Estacionamento gratuito;
- Cafetaria junto ao Serviço de Urgência Básica;
- Máquinas de venda automática de bebidas e produtos alimentares na receção da UCA.
Acolhimento ao serviço
Recursos Humanos
Responsável Médica: Dr.ª Ana Arranhado
Enfermeira Gestora: Enf.ª Ana Paula Salvado
Tem um quadro próprio de 14 enfermeiros, 6 assistentes operacionais e 3 assistentes técnicos
Documentos necessários
Cartão de cidadão ou outro documento oficial de identificação
Consultas
Deverá trazer consigo:
- Medicação que faz atualmente;
- Exames recentes que realizou (últimos 12 meses);
- Toda a documentação acerca do seu historial clínico (relatórios médicos e cirúrgicos, cartas de alta, etc.)
Na consulta de enfermagem o enfermeiro irá conhecer o seu historial e a sua medicação habitual, ser-lhe-á fornecida toda a informação considerada pertinente e entregue um guia orientador escrito com os procedimentos e funcionamento da UCA (guia de acolhimento).
Na consulta de anestesiologia o médico anestesiologista irá avaliar o seu historial; conhecer toda a medicação atual; analisar os exames disponíveis e, eventualmente, completá-los através da requisição de exames complementares. Irá fornecer-lhe a si ou à pessoa significativa informação pertinente, respondendo às suas dúvidas. Isto com a finalidade de assegurar que estão reunidas todas as condições para que a intervenção seja realizada em regime de ambulatório com toda a segurança.
Acompanhante/Pessoa significativa
Na consulta irão perguntar-lhe qual é a sua pessoa significativa e será registada essa informação no seu processo clínico (nome completo da pessoa significativa, grau de parentesco e contacto telefónico).
Será entregue à pessoa significativa o dístico de identificação, bem como o Guia Informativo para a Pessoa Significativa, e é explicada a dinâmica do serviço e os seus direitos e deveres enquanto permanecer no CHBM. O dístico de pessoa significativa destina-se a identificar a mesma junto dos elementos de segurança e dos profissionais do Centro Hospitalar. É pessoal e intransmissível, pois o seu papel deve ser desempenhado pela mesma pessoa ao longo de todo o processo.
A pessoa significativa irá acompanhá-lo durante a consulta de acolhimento e pode, se o desejar, permanecer junto de si durante o tempo em que estiver no recobro II.
Cuidados gerais pré-operatórios
Contato telefónico pré-cirúrgico
Será contactado pelo enfermeiro da consulta para validar toda a informação e confirmar a hora da sua admissão. Se não puder comparecer na data ou hora marcada para a sua cirurgia, informe a Unidade com a maior antecedência possível.
Cuidados gerais
De acordo com a cirurgia a que será submetido, serão indicados alguns cuidados:
- Guia informativo ao utente proposto para intervenção de cirurgia de ambulatório
- Guia para crianças e acompanhantes
- Banho Pré-Cirúrgico para cirurgia de ambulatório
- Preparação pré-cirúrgica para utentes submetidos a cirurgia do ânus
Cuidados gerais no dia da cirurgia
Percurso do utente no dia da cirurgia
Antes da cirurgia:
- Quando chegar à Unidade deverá dirigir-se ao secretariado para efetivação de presença. Certifique-se que os seus dados de identificação estão corretos e os contactos (telefone próprio e email) estão atualizados;
- De seguida, vai ser recebido por um enfermeiro da consulta que o irá integrar no serviço e validar consigo se estão reunidas todas as condições para o procedimento;
- Posteriormente, o assistente operacional irá encaminhá-lo até aos vestiários e à sala de pré-anestesia;
- Não se preocupe em trazer pijama e chinelos. Tudo o que necessita será fornecido pelo assistente operacional;
- A pessoa significativa irá guardar os seus pertences num cacifo individual dentro da Unidade;
- Na sala de pré-anestesia será recebido por um enfermeiro que vai realizar os procedimentos necessários;
- A equipa médica irá também falar consigo para validação da informação.
Durante a cirurgia:
- Na sala operatória estará sempre acompanhado pela equipa, que zelará pela sua privacidade e segurança, mesmo que esteja a dormir;
- Quando terminar a sua cirurgia será transferido para a sala de recobro.
Após a cirurgia:
- Na sala de recobro, permanecerá o tempo necessário para se restabelecer;
- Será fornecida uma refeição leve, quando se puder alimentar;
- Poderá ter a pessoa significativa junto de si, quando indicado (exceto no contexto atual de pandemia);
- Receberá orientações para a sua recuperação em casa, no momento da alta.
Após a alta:
- Só pode sair da Unidade se estiver acompanhado por um adulto responsável;
- Não deve andar de transportes públicos coletivos, nem conduzir;
- Só deverá regressar ao trabalho após indicação médica.
O que deve trazer:
Documentos necessários:
- Cartão de cidadão ou outro documento oficial de identificação;
- Toda a medicação que faz habitualmente;
- Exames recentes;
- Outros que o médico anestesiologista e o médico cirurgião recomendaram durante a consulta médica.
Cuidados gerais:
- Vir em jejum (sem comer nem beber) mínimo de 6 horas antes da cirurgia, exceto se receber informação contrária;
- Tomar os seus medicamentos, conforme indicação médica, com apenas um golo de água (30 ml);
- Tomar banho e vestir roupa e calçado confortável;
- Trazer todos os medicamentos que está a tomar e os exames médicos realizados para esta cirurgia;
- Trazer um recipiente próprio para guardar próteses dentárias, auditivas e óculos;
- Retirar anéis, fios, pulseiras, relógio, brincos, maquilhagem e verniz nas unhas;
- Vir acompanhado por um familiar/amigo adulto responsável e disponível para estar consigo durante a sua permanência na UCA e nas primeiras 24 horas após a cirurgia;
- Ter transporte assegurado em automóvel para o retorno ao domicílio.
Cuidados gerais no domicílio
Acompanhamento
Após a alta, poderá contar com o apoio permanente da equipa durante as primeiras 24 horas pós-operatórias, para situações de urgência relacionadas com a cirurgia efetuada, através dos números de telefone facultados nos folhetos de pós-operatório.
Encaminhamento
Após a cirurgia poderá ser encaminhado para a consulta de pós-operatório com o cirurgião, ser encaminhado para o Centro de Saúde da sua área de residência, ou para a consulta externa do Hospital.
Após a sua cirurgia, numa situação de urgência relacionada com a cirurgia:
- Nas primeiras 24 horas, ligue para os números de telefone facultados no momento da alta e siga as orientações que lhe indicarem;
- Se tiver necessidade de recorrer a um Serviço de Urgência ou consulta deverá fazer-se acompanhar da nota de alta.
Contacto telefónico das 24 horas
A avaliação pós-operatória é feita através de um inquérito às 24 horas, efetuado por telefone pelos enfermeiros da UCA.
Contacto telefónico dos 30 dias
É efetuado um telefonema pelos enfermeiros da UCA, após 30 dias da cirurgia para avaliação do retomar da sua atividade.
Recomendações pós-operatórias
- Cuidados pós-operatórios em cirurgia de ambulatório
- Cuidados pós-operatórios: Oftalmologia
- Cuidados pós-operatórios: Varizes
- Cuidados pós-operatórios: Cirurgia da mão
- Cuidados pós-operatórios em Cirurgia Pediátrica
- Cuidados pós-operatórios: Hérnias da parede abdominal
- Cuidados pós-operatórios na cirurgia do ânus
- Cuidados pós-operatórios de Urologia