Os 24 internos de Formação Especializada foram distribuídos da seguinte forma: 8 de Medicina Geral e Familiar; 3 de Psiquiatria, 2 de Cirurgia Geral, 2 de Medicina Interna, 1 de Ginecologia/Obstetrícia, 1 de Oncologia, 1 de Ortopedia, 2 de Pediatria, 1 de Pneumologia, 1 de Psiquiatria da Infância e Adolescência, 1 de Saúde Pública e 1 de Urologia. Destaque para a especialidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência que recebe pela primeira vez um interno da especialidade, na sequência do reconhecimento da idoneidade e capacidade formativa do serviço por parte da Ordem dos Médicos, assim como para a especialidade de Urologia que recuperou a sua idoneidade formativa recebendo novamente um interno da especialidade.
Os internos de Formação Geral vão, ao longo deste ano, passar por várias especialidades hospitalares (Medicina Interna; Cirurgia Geral e Pediatria), Saúde Pública e Medicina Geral e Familiar, que são estágios obrigatórios, com o objetivo de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação pré-graduada na prática clínica diária das diversas especialidades.
“Estes internos terão ainda que frequentar e obter aproveitamento em 7 cursos, também eles de caráter obrigatório, com as seguintes temáticas: Suporte Básico de Vida, Introdução ao Serviço de Urgência, Infeções e Uso de Antimicrobianos, Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica, Utilização de Sangue e Derivados; Saúde Pública; e Ética e Deontologia Médica”, explica a Diretora do Internato Médico, Dra. Fátima Campante.
Estes 68 novos médicos internos juntam-se aos 107 que já se encontravam em formação na nossa Instituição (68 no CHBM + 39 no ACES Arco Ribeirinho), em 14 especialidades diferentes, perfazendo um total de 175 internos na ULSAR.