“Foi um momento de partilha entre os profissionais de saúde, numa articulação entre instituições hospitalar e ambulatório, nascida da vontade de construir parcerias, em que várias áreas profissionais se juntam para trabalhar e divulgar a Diabetes junto de profissionais, utentes e população”, enfatiza a Comissão Organizadora. Este ano, as X Jornadas do Dia Mundial da Diabetes teve como temas centrais: Intestino e Diabetes; Hot topics em Diabetes; Disautonomia na Diabetes; Heterogeneidade na Diabetes; Diabetes e realização de exames; Consensos e recomendações; e 10 anos de UCFD.
As Jornadas iniciaram com a habitual receção surpresa, que este ano ficou a cargo da “Paulo Esparteiro Dance Project”, que encantou os presentes com as suas danças indianas de “Bollywood”. Houve lugar para a conferência “10 anos da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes”, onde foi apresentado um vídeo sobre a dinâmica e atividades desenvolvidas pelas equipas; e realizou-se ainda o Simpósio Satélite “Avanços e papel das insulinas basais de segunda geração na Diabetes”.
Dois testemunhos na primeira pessoa, uma com Diabetes tipo 1 e outra com diabetes tipo 2, deram nota da importância da rede de apoio prestada pela equipa da Diabetes do CHBM, em consulta ou hospital de dia, e como é crucial no controle e tratamento da sua Diabetes. Ainda no âmbito das X Jornadas do Dia Mundial da Diabetes realizaram-se, no dia 13 de novembro, os cursos pré-jornadas “Insulinoterapia” e “Novas terapêuticas na Diabetes”.
A sessão de abertura das X Jornadas do Dia Mundial da Diabetes contaram com a presença da Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, Arlete Cruz; do Enfermeiro Diretor do CHBM, José Filipe Nunes; da Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Arco Ribeirinho, Alda Gisela Monteiro; e da representante da UCFD pelo CHBM, Laurinda Pereira.
A Comissão Organizadora reconhece o empenho e motivação de todos os envolvidos na concretização de mais um ano de Jornadas do Dia Mundial da Diabetes, agradecendo o apoio dos participantes que, com a sua presença e comentários de apreço e congratulação, constituem um fator de motivação para continuação deste projeto. “E quem sabe se para o ano se realizarão as (XI) / 1ª Jornadas do Dia Mundial da Diabetes da ULS Arco Ribeirinho, tal como repto lançado pelo Enfermeiro Diretor do CHBM”, conclui a Comissão Organizadora.
Por ocasião do Dia Mundial da Diabetes, estão ainda agendadas duas sessões de educação para os doentes com Diabetes seguidos no CHBM. No Hospital do Montijo a sessão está agendada para o dia 23 de novembro e no Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro o encontro está marcado para o dia 27 de novembro. “Estas iniciativas são habituais, uma vez que as Jornadas desde o inicio têm uma vertente cientifica para profissionais, mas também educativa para utentes, familiares e cuidadores. Uma experiencia enriquecedora para todos os que nela participam”, realça a Comissão Organizadora.