Por ocasião do Dia Mundial da Saúde Mental, assinalado a 10 de outubro, o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental (DPSM) do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) promoveu um evento designado “Mais Saúde”.
Este evento teve como objetivos sensibilizar para a temática da saúde mental, aumentar a literacia em saúde, combater o estigma, através da partilha de informação; bem como potenciar o envolvimento das várias parcerias da comunidade, com vista a uma prestação de cuidados com maior proximidade à população e as famílias.
“A Saúde Mental está na ordem do dia, e é necessário juntar esforços. Este evento promoveu e deu a conhecer o trabalho articulado com os parceiros sociais, definindo ser esse o rumo e objetivo comum de todos, seguindo o lema do CHBM ‘Juntos Cuidamos’”, destaca a Diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, Dra. Gláucia Lima.
Neste evento realizado na comunidade, mais propriamente no Convento Madre Deus da Verderena, no Barreiro, foi apresentado ao público uma exposição de pintura de ‘Arte Bruta’, com obras efetuada pelos utentes do Departamento, apresentada pela Terapeuta Ana Marques.
A “Saúde Mental no concelho do Barreiro” foi o nome da Mesa Redonda onde participou a Equipa de Tratamento (ET) do Barreiro, que nos deu um perfil atualizado dos consumos aditivos do nosso concelho e da Península de Setúbal; o Grupo NPISA que deu a conhecer o projeto “Ser Casa”, apresentando um caso clínico e enfatizando a importância do trabalho em rede a fim de obter maior sucesso; e foi também abordado o papel do enfermeiro na consulta externa do DPSM do CHBM e as suas intervenções nos percursos terapêuticos dos utentes.
Sendo a saúde mental uma área estratégica de intervenção para a saúde das populações, foi apresentado um trabalho elaborado pelo Conselho Local de Ação Social do Barreiro (CLASB), do qual o DPSM do CHBM faz parte, o “Saúde Mental - Guia Informativo para a comunidade”, que tem como principal objetivo, de acordo com a Dra. Gláucia Lima, “sensibilizar a população para a importância da saúde mental, desconstruir algumas ideias ou mitos, e ainda dar a conhecer aos munícipes do Concelho de Barreiro os recursos associados aos quais a comunidade pode recorrer".