11 de outubro foi a data escolhida para as I Jornadas de Psicologia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), um evento que juntou mais de 120 profissionais de saúde, num dia marcado pela partilha de conhecimentos e experiências.
“Foi com grande satisfação e alguma emoção que vimos o auditório do CHBM cheio, preenchido com mais de 120 profissionais de saúde, que se juntaram a nós neste dia tão importante”, destaca a Responsável da Unidade de Psicologia, Fátima Lourenço, acrescentando que a Unidade de Psicologia atingiu os objetivos propostos para as suas primeiras jornadas, “dada a adesão, o sentimento de partilha e o espírito de abertura, com os diferentes grupos profissionais e com a comunidade”.
Durante a manhã, foram recordados os “Caminhos percorridos pela Psicologia no CHBM”, relembrando a criação da Unidade de Psicologia em 2018, com autonomia técnica e científica transversal a todo o CHBM. “Demos a conhecer o percurso da Psicologia nesta instituição e no Serviço Nacional de Saúde, referenciando as distintas atividades desenvolvidas pela Unidade e o papel do Psicólogo nestes contextos”, explica Fátima Lourenço. Relativamente ao painel da tarde, realizaram-se dois workshops, um de “Psicodrama” e outro de “Medicina do Estilo de Vida”, com o objetivo de evidenciar duas formas de intervenção clínica em Saúde Mental.
Na sessão de abertura das I Jornadas da Unidade de Psicologia marcaram presença, para além do Conselho de Administração do CHBM, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa; a Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do Aces Arco Ribeirinho, Alda Gisela Monteiro; vários presidentes de freguesia do concelho do Barreiro; elementos do CLASB; representantes de IPSS, como a RUMO, Nós, CERCIs e Persona; entre inúmeros profissionais do CHBM, bem como de outras entidades da comunidade. No final do dia, a sessão de encerramento ficou a cargo das “Mordomas” com o seu Maestro Manuel Gonçalves.