A Comissão de Qualidade e Segurança do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) promoveu, no passado dia 22 de março, uma sessão com o tema “Como estamos de segurança do doente?” para apresentar o trabalho desenvolvido nesta área.
Durante a manhã foram partilhadas com os profissionais do CHBM várias temáticas: a identificação inequívoca do doente; o uso seguro do medicamento; a prevenção de quedas; a prevenção de Úlceras por Pressão; Cirurgia Segura; a Infeção; Registos clínicos; a perceção do utente e o Plano Nacional Para a Segurança dos Doentes 2021-2026.
A segurança do doente é de extrema importância, pois de acordo com o Presidente da Comissão de Qualidade e Segurança, Dr. Paulo André Fernandes, “no final do século XX diversos estudos demonstraram que em todo o mundo era frequente a ocorrência de complicações relacionados com os cuidados de saúde. Esta noção impulsionou múltiplas iniciativas de melhoria destinadas a mitigar este problema”. Além de boas práticas no diagnóstico, terapêutica e prestação de cuidados às pessoas internadas, acrescenta que “importa que sejam minimizadas as complicações relacionadas com o próprio internamento. A garantia de segurança das pessoas admitidas é uma componente fundamental da qualidade dos cuidados prestados pelas unidades de saúde”.
Esta foi a primeira reunião que a Comissão de Qualidade e Segurança do CHBM pretende promover sobre a temática, tendo contado com cerca de 100 participantes de várias categorias profissionais. Esta Comissão, que é constituída um grupo multidisciplinar com seis profissionais, tem como objetivos a promoção, monitorização, facilitação e integração de todas as atividades previstas pela Instituição, no âmbito da concretização da Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde, com destaque no domínio do Plano Nacional para a Segurança do Doente 2021-2026.