Com o objetivo de melhorar a prestação de cuidados aos utentes e as condições de trabalho dos seus profissionais, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) deu início a obras de beneficiação no espaço físico do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (MFR) que, desde o início da pandemia COVID-19, passou a dividir parte do seu espaço com a Urgência Pediátrica, por forma a garantir circuitos separados neste último serviço. Um investimento de cerca de 100 mil euros.
A obra acontece de forma faseada, tendo iniciado já no espaço ocupado atualmente pelo Serviço de Medicina Física e de Reabilitação. Será reconvertido o espaço da antiga piscina, que se encontra desativada, em três gabinetes e um ginásio, bem como a deslocação do secretariado para um espaço com acesso ao exterior. Para a Dra. Graça Moreira, Diretora do Serviço, as vantagens desta empreitada “materializam-se na melhoria das condições de trabalho para os profissionais e, para os utentes, na melhoria do acesso a tratamentos, quer através do aumento da capacidade instalada, face à atual, quer pelo acesso ao serviço”.
A segunda fase da obra será no espaço ocupado pela Urgência Pediátrica, para permitir a manutenção dos circuitos de atendimento divididos. A intervenção maioritária será para separar fisicamente os dois serviços, com a instalação de uma parede divisória. Uma das salas que atualmente aí funciona será dividida para permitir alguma privacidade no atendimento médico e de enfermagem. Está ainda contemplada a criação de uma pequena sala para doentes que precisem de isolamento, em frente à Unidade Administrativa da Urgência de Pediatria. Para a Dra. Cristina Didelet, Diretora do Serviço de Pediatria, esta intervenção é importante para “conseguir melhores condições para utentes e profissionais, maior privacidade, qualidade e segurança face às orientações relativas ao controlo de transmissão de doenças e à enorme afluência à Urgência Pediátrica”.
O CHBM agradece a compreensão dos utentes para o incómodo que esta intervenção poderá causar. A beneficiação destes espaços contribuirá para melhorar o acolhimento e a qualidade dos cuidados a prestar.