A Liga dos Amigos da Escola Secundária Augusto Cabrita (ESAC) é conhecida por toda a nossa comunidade educativa como um projeto de Todos para Todos. Um dos seus principais objetivos é o de estarmos permanentemente atentos ao bem-estar de todos, "arregaçando as mangas" sempre que algum de nós precisa de uma palavra de apoio, um “miminho”.
Continuando a divulgar este espírito de união e partilha, consideramos importante lançar mais um desafio que pode inicialmente parecer megalómano, mas se todos os elementos da comunidade educativa colaborarem com um pouquinho do seu tempo, certamente vamos atingir o objetivo com imensa satisfação.
Este projeto, que inicialmente integrava apenas as escolas do Agrupamento Augusto Cabrita, passou também a abraçar quem nos abraçou nestes momentos difíceis, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), com quem temos vindo a desenvolver uma sequência de parcerias que muito nos honram e cujo entusiamo e participação dos funcionários e colaboradores muito nos apraz.
Assim, após este longo período de confinamento é fundamental ABRAÇAR O AGRUPAMENTO E O HOSPITAL.
Objetivos
O objetivo deste projeto, que é de carácter social, além de promover a união do Agrupamento e do CHBM através de um projeto comum; pretende também contribuir para o bem-estar de crianças e de outras pessoas mais vulneráveis que durante o inverno passam imenso frio.
Para concretizar este objetivo iremos confecionar um cachecol que una todas as escolas do Agrupamento e o Hospital do Barreiro (cerca de 3800 metros) e, após a sua conclusão, faremos um cordão humano pelas ruas da cidade que envolvam a totalidade das escolas do Agrupamento e o Hospital, segurando o cachecol.
Por fim, o cachecol será convertido em “mantas” que serão doadas a famílias necessitadas, ao Hospital do Barreiro e UNICEF ou outras instituições de ajuda social.
Participantes
Convidamos a participar neste projeto todos os elementos da Comunidade Escolar (Professores, Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos, Alunos e Famílias, profissionais de saúde e utentes). Iremos também solicitar a colaboração logística dos Órgãos Autárquicos, PSP e Bombeiros. O contributo voluntário de outas pessoas, estabelecimentos ou associações que se queiram juntar a este projeto serão bem-acolhidas.
Todos podem contribuir para este gesto solidário. A título de exemplo, um Salão de Cabeleireiro poderá participar disponibilizando às suas clientes o material para que as mesmas possam ir fazendo o cachecol enquanto esperam pela sua vez.
Quem não faz parte do Agrupamento e queira juntar-se a este projeto pode contactar-nos através do email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação
O projeto será coordenado pela Liga e pela Direção, em articulação com os educadores/professores titulares de turma (1.º Ciclo); diretores de turma e professores da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento nos 2.º e 3.º ciclos; diretores de turma e professores responsáveis pela cidadania no ensino secundário e o Gabinete de Comunicação do CHBM.
Calendarização
- O arranque deste projeto tem início no dia 7 de fevereiro de 2022, dia em que a Liga dos Amigos da ESAC comemora o 16.º aniversário;
- A partir do dia 8 de março, na 2ª e na 4ª terças-feiras de cada mês, faremos a Montra do Cachecol, em todas as escolas e no Hospital, onde serão expostos os cachecóis concluídos na quinzena anterior, e divulgado o número de metros confecionados até ao momento.
- 31 de março: será feito um balanço do trabalho já desenvolvido. Todos os participantes devem indicar o comprimento de cachecol que já fizeram e o que se comprometem a fazer; no caso dos alunos e familiares este registo fica a cargo dos Professores titulares de turma / Diretores de turma. Em relação a outros participantes este levantamento estará a cargo da equipa coordenadora da Liga;
- 7 de junho: o cachecol será mostrado à comunidade educativa através do cordão humano que circundará todas as escolas do Agrupamento e Hospital do Barreiro;
- Setembro: transformação do cachecol em mantas;
- Novembro: entrega das mantas às famílias e Instituições.
Procedimentos
- A confeção do cachecol será feita em partes por cada um dos participantes;
- O cachecol terá uma largura de 30 centímetros;
- O comprimento de cada parte terá que ter 50 cm, 100 cm ou 150 cm. Ou seja, quem definir para si como objetivo pessoal fazer 4 metros, deve fazer duas partes com 150 cm e uma parte com 100 cm;
Material
- O material a utilizar deverá ser lã, a disponibilizar por cada participante. Sempre que possível deve usar-se restos de lã ou desmanchar vestuário feito com fio de lã para o reaproveitar;
- Cada participante usa as suas próprias agulhas. Não há qualquer restrição em relação às agulhas ou ao ponto utilizado;
- Cada escola do agrupamento irá disponibilizar lã e agulhas para que cada Professor/Assistentes possam fazer partes do cachecol, também nas escolas.
Liga dos Amigos da Escola Secundária Augusto Cabrita