De acordo com a Responsável da Unidade de Senologia, Dra. Lurdes Ramalho, este reconhecimento significa que” a nossa Unidade trabalha de acordo com os mais altos padrões de qualidade, e sempre apoiada numa metodologia multidisciplinar exemplar”. Relativamente ao futuro, “pretendemos manter a alta taxa de acessibilidade, rapidez no atendimento e orientação de todos os casos que sejam remetidos para a Unidade de Senologia”.
A Unidade de Senologia do CHBM efetua diagnóstico e tratamento cirúrgico de toda a patologia mamária, em ambos os sexos, com enfoque especial no cancro da mama e, ainda dedicados ao ensino e à investigação. O serviço desenvolve a sua atividade nas áreas da Consulta Externa, Hospital de Dia, Internamento e Cirurgia.
Na Consulta Externa recebe doentes de patologia mamária orientados pelos Cuidados de Saúde Primários, consultórios particulares e outras Instituições, assim como pedidos internos do CHBM. O Hospital de Dia de Senologia funciona diariamente e garante continuidade de cuidados pré e pós-operatórios, assim como o ensino especializado aos doentes. No internamento presta cuidados em período pré-operatório e pós-operatório. A Unidade de Senologia realiza cirurgia convencional e ainda cirurgia de ambulatório, esta última em intervenções cirúrgicas que não necessitam de internamento hospitalar, programa que tem recolhido muito êxito junto de utentes e familiares. A Unidade de Senologia gere todo o circuito do doente oncológico nesta especialidade e organiza a Consulta de Decisão Terapêutica e Reuniões Multidisciplinares em Senologia, realizando-se esta semanalmente.
Nos últimos 2 anos, período dominado pela pandemia COVID-19, “a Unidade de Senologia manteve o seu rumo, mesmo no auge da pandemia, confiando nos seus profissionais e não perdendo nunca o seu foco principal, o doente, aumentando, mesmo na adversidade, os números de doentes recebidos, número de consultas, de sessões de Hospital de Dia e de doentes operados”, explica a Dra. Lurdes Ramalho. Em 2021, a Unidade de Senologia realizou 3.643 consultas, 2.024 sessões de Hospital de Dia, com um total de 227 doentes operados. Também no ano passado trabalhou em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, recebendo os doentes do rastreio efetuado nos concelhos abrangidos pelo CHBM.
Em jeito de conclusão, a Responsável da Unidade de Senologia, afirma ainda que “constitui também missão da Unidade de Senologia a investigação, o desenvolvimento científico e tecnológico na área da cirurgia mamária e a formação pré e pós-graduada, por forma a oferecer os melhores cuidados segundo o estado da arte”. E acrescenta: “Estão neste momento a ser pensados e delineados novos projetos de investigação a realizar no futuro, em provável parceria com outras Instituições, à semelhança do protocolo de investigação em cancro da mama que foi elaborado com a Nova Medical School por um período de 2 anos (2018-2020); parceria que se revelou uma aprendizagem valiosa para projetos futuros”.