O Serviço garante mais uma vez o cumprimento dos requisitos da norma, focando-se na melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos seus utentes, aumentando a sua satisfação e das instituições que os referenciam. De acordo com a Diretora do Serviço de Radioterapia, Dra. Inmaculada Maldonado, “para o sucesso do processo de renovação da certificação contamos com o envolvimento dos nossos fornecedores internos e, principalmente, com o forte envolvimento de todos os profissionais do serviço que têm tido a capacidade de se adaptar e encontrar soluções”.
O Serviço de Radioterapia do CHBM iniciou a sua atividade em maio de 2005 e, desde então, tem vindo a implementar novas técnicas, acompanhando o desenvolvimento da especialidade e fazendo a renovação do seu parque tecnológico. Dispõe de dois aceleradores lineares, tendo um deles sido substituído em outubro de 2021, ao abrigo do programa Lisboa2020.
A substituição do segundo acelerador linear está também prevista, estando neste momento a decorrer um concurso público para a sua aquisição. Trata-se de um investimento de 2,1 milhões de euros, contemplado no orçamento do Estado para 2021, e que irá ao encontro da renovação tecnológica.
Durante o ano de 2021, o Serviço de Radioterapia realizou 20.856 tratamentos a 1.184 doentes, tendo mantido, sem interrupção, a sua atividade assistencial durante a pandemia COVID-19.