O modelo ACSA é o adotado pela DGS para a certificação das unidades de saúde por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português.
A equipa da UCA Montijo iniciou o processo de acreditação em março de 2019, no âmbito da estratégia organizacional de qualidade do CHBM, passando pelas fases de candidatura, autoavaliação e auditoria externa, tendo sido concluído agora em setembro de 2021 com o reconhecimento e acreditação.
Para a Responsável da Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Hospital do Montijo, Dra. Ana Arranhado, “esta certificação representa o reconhecimento da qualidade do trabalho diariamente desenvolvido na UCA - Montijo, fruto do empenho e dedicação de uma equipa, que centra nos utentes o foco de toda a atenção. Representa, também, a responsabilidade acrescida de manter elevados padrões de organização/atuação, num processo de contínuo crescimento”.
O Conselho de Administração felicita a Unidade de Cirurgia do Ambulatório do Hospital do Montijo, e todos os outros serviços que numa articulação pluridisciplinar colaboram com esta Unidade, pelo resultado positivo alcançado que é potenciador de um importante movimento de melhoria contínua da qualidade na Instituição e uma mais-valia para os utentes que recorrem a este serviço.