Comemorado a 5 de maio, o Dia Mundial da Higiene das Mãos foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2009 Portugal implementou a Campanha Nacional da Higiene das Mãos, que visa promover a prática da higiene das mãos de forma padronizada, abrangente e sustentada, contribuindo para a diminuição das infeções associadas aos cuidados de saúde; e alertar para o controlo das resistências dos microrganismos aos antimicrobianos, através do aumento da adesão dos profissionais de saúde à prática da higiene das mãos nos cinco momentos preconizados pela OMS.
Em 2014, a higiene das mãos passou a fazer parte da Campanha das Precauções Básicas de Controlo de Infeção, atualmente designada como Estratégia Multimodal das Precauções Básicas de Controlo de Infeção, sendo uma das suas dez componentes, a par de outras práticas de similar importância na prevenção da transmissão das infeções.
“Com a pandemia COVID-19, a correta higiene das mãos assumiu uma importância ainda maior, podendo dizer-se com toda a verdade que higienizando as mãos salvamos vidas, gastando com isso apenas alguns segundos!”, alerta o Coordenador do GCL-PPCIRA do CHBM, Dr. Paulo André.
Veja os conteúdos elaborados para assinalar esta data: vídeo | cartaz