O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) iniciou esta manhã a campanha de vacinação contra a COVID-19 junto dos seus profissionais de saúde. 9h40 marcou o inicio desta campanha, que ao longo dos próximos dias vai vacinar de forma massiva vários profissionais da Instituição.
Os primeiros três profissionais a receberem a vacina integram o Serviço de Pneumologia (atualmente designado de ADR1), a primeira enfermaria do CHBM a internar doentes infetados pelo SARS.CoV.2 e que de forma contínua tem recebido estes doentes desde o início da pandemia em Portugal. Dra. Elvira Camacho, Diretora do Serviço; Enf.ª Luísa Barbosa, Enfermeira Gestora; e Assistente Operacional Amália Nunes são assim os rostos que marcam o início desta campanha de vacinação.
Para a Diretora do Serviço de Pneumologia, Dra. Elvira Camacho, esta vacina “representa um grande avanço na ciência médica e é a prova que a união faz a força, ou seja, quando nos unimos para o mesmo fim conseguimos!”. E acrescenta: “Esta vacina é o início de uma esperança e vai ser muito importante para a sociedade e para o mundo, no sentido de reduzir o número de mortos e, principalmente, a gravidade da doença a nível respiratório”.
Por seu turno, a Enfermeira Luísa Barbosa revela que o trabalho de equipa, a força e o respeito têm sido o segredo para manter o serviço “unido nesta longa caminhada. É importante continuarmos unidos e com coragem para resolver esta situação. Nunca hesitei em ser vacinada, tive receio claro, mas riscos podemos correr com qualquer medicamento, portanto para mim ser vacinada é uma grande aposta que temos que fazer neste momento e um exemplo para todos aqueles que não devem ter medo de ser vacinados”.
Amália Nunes é a Assistente Operacional mais antiga no Serviço de Pneumologia, fazendo parte desta equipa desde a sua criação. Diz que foi surpreendida por ser uma das primeiras: “No início fiquei nervosa, mas agora estou confiante. Nunca hesitei em ser vacinada, sempre confiei na comunidade científica”.
De referir que a adesão dos profissionais de saúde contactados nesta primeira fase é bastante expressiva, na ordem dos 95%, estando previsto que a campanha de vacinação continue na próxima semana, aquando da receção do segundo lote de vacinas.