Integrada no Departamento de Medicina e Especialidades Médicas, a nova Unidade Médica de Hospitalização Domiciliária (UMHD) destina-se a doentes residentes nos concelhos abrangidos pela área de influência do CHBM (Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo), com patologias do foro médico e/ou com doença incurável, avançada e progressiva, ou processo orgânico degenerativo em situação terminal, que aceitem de forma voluntária a hospitalização domiciliária.
Os doentes podem ser referenciados na sequência de um episódio de internamento hospitalar, da admissão através do serviço de urgência, do hospital de dia ou da consulta, podendo ainda existir referenciação direta a partir dos cuidados de saúde primários ou dos cuidados continuados integrados.
A UMHD garante o atendimento e tratamento do utente ao logo das 24 horas, todos os dias do ano, sendo composta por uma equipa multidisciplinar constituída, entre outros, por médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista e assistente social.
Para esta nova equipa, no contexto atual de pandemia, “a UMHD poderá vir a ser um recurso imprescindível de modo a assegurar o acompanhamento dos doentes com COVID-19 no domicílio, promovendo a saída precoce do internamento hospitalar convencional, para uma solução mais gradual de acompanhamento no domicílio, nas situações clinicamente adequadas, ou mesmo no acompanhamento integral no domicílio destes doentes, diminuindo a pressão sobre o internamento hospitalar, reservando essa capacidade instalada para situações mais críticas da doença”.
As Unidades de Hospitalização Domiciliárias constituem um modelo inovador de prestação de cuidados em regime de internamento no domicílio, com o acompanhamento de equipas dedicadas a doentes com situações clínicas especificas. Recorde-se que o CHBM criou a primeira Unidade de Hospitalização Domiciliária na Área Cirúrgica em dezembro de 2019, tendo esta unidade internado 70 doentes nos primeiros 6 meses de atividade.