Com a criação deste Hospital de Dia pretende-se garantir a continuidade dos cuidados assistenciais aos doentes após a alta do internamento de Psiquiatria, contribuindo para que possam melhorar o seu estado de saúde permanecendo inseridos junto das suas famílias e comunidade. Destina-se também a doentes com possibilidade de reabilitação, em fase de recuperação de episódios agudos ou de difícil estabilização clínica, que necessitem de uma intervenção diária e intensiva.
Esta nova valência do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental irá contar com uma equipa multidisciplinar composta por Psiquiatras, Enfermeiros, Psicólogos, Terapeuta Ocupacional e Assistente Social que, de acordo com a Dra. Gláucia Lima, Diretora do Departamento, contribuirá para “melhorar a prestação de cuidados numa população em risco de descompensação psiquiátrica, oferecendo mais recursos terapêuticos numa perspetiva preventiva a novos surtos”.
A criação do Hospital de Dia está inserida na candidatura, desenvolvida em conjunto com o ACES Arco Ribeirinho, do projeto “Intervenção Comunitária em Saúde Mental” ao Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Este tem como objetivo assegurar elevados níveis de acesso, qualidade e eficiência no SNS, colocando os cidadãos e famílias no centro das intervenções de todos os profissionais e serviços.