O Serviço de Imagiologia conta agora com um novo Gerador Portátil de Radiação X, que permite a realização de exames de radiologia geral a doentes críticos, num investimento de cerca de 96 mil euros. Adquirido no âmbito da pandemia provocada pela COVID-19, este equipamento substitui um analógico com mais de 20 anos de utilização.
O Gerador Portátil de Radiação X agora adquirido dispõe de imagem por tecnologia digital direta. A transmissão wireless entre o detetor de imagem e o equipamento permite uma visualização da imagem radiológica em menos de 2 segundos, o que em situações de emergência otimiza o trabalho aos clínicos. A posterior distribuição de imagem para o PACS é realizada ligando o equipamento à rede por cabo.
Trata-se de um sistema totalmente motorizado, com sensores de segurança que permitem imobilizar a marcha do equipamento em caso de toque, e pelas suas dimensões mais pequenas e menor peso é também mais fácil de manobrar pelos profissionais de saúde.
Com recurso aos dois equipamentos atualmente existentes, o Serviço de Imagiologia realizou 4.160 exames a doentes críticos durante o ano de 2019 e 2.240 exames no 1º semestre de 2020, numa média mensal de 375 exames.