O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vai participar, novamente, no Barómetro de Internamentos Sociais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), que tem como objetivo monitorizar e caracterizar o número de internamentos inapropriados existentes nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O prolongamento do internamento hospitalar, para além do período clinicamente necessário, expõe os utentes a riscos e complicações de saúde evitáveis, de que são exemplos as infeções nosocomiais, a malnutrição, as depressões, entre outros. Para além disso, a ocupação de camas hospitalares por estes doentes pode ter impacto nos tempos de espera para cirurgias programadas e no congestionamento dos serviços de urgência.
Este problema com que se depara o Serviço Social das unidades hospitalares está frequentemente relacionado com a dificuldade das famílias em se reorganizarem para acolherem o utente, bem como com a falta de respostas sociais na comunidade em tempo adequado.
Tendo em consideração o contexto atual que vivemos, a edição deste ano vai ainda incluir um “Barómetro de Internamentos Sociais” destinado exclusivamente a doentes com COVID-19. De acordo com a APAH “o objetivo é analisar o número de internamentos inapropriados associado a doentes com COVID-19 que estão internados, com ausência de sintomatologia e elegíveis para alta clínica, não apresentando motivos de saúde que justifiquem a sua permanência em ambiente hospitalar”.
Os resultados dos dois Barómetros serão divulgados através de um webinar, a decorrer após 20 de maio de 2020.