A pandemia COVID 19, com a necessidade de proteger estes utentes, veio colocar o desafio de explicar o funcionamento de dispositivos de forma não presencial.
Esta iniciativa visa melhorar o acesso dos doentes diabéticos a informação credível veiculada pela Instituição, que pode ser referenciada por e para todos que dela necessitem, complementando as consultas presenciais ou não presencias e a atividade em hospital de Dia.
Esta proposta de melhoria no acesso do utente à informação pretende explicar de forma simples, e visual, as várias técnicas e conhecimentos gerais necessários ao controle da Diabetes. São uma ferramenta de educação intemporal, salvo ajustes que tenham que ser feitos futuramente à luz do conhecimento científico.
Iniciámos, por nos parecer mais premente, pelas técnicas: como fazer a administração da Insulina e como fazer a determinação da Glicémia; futuramente disponibilizaremos as regras de alimentação saudável, autovigilância, o que é a Diabetes? etc.
Esta tentativa de ajudar a manter o controle metabólico, permitirá tranquilizar os utentes, ajudá-los a corrigir erros e a fazer os ajustes necessários, reduzindo a probabilidade de necessidade de recurso a serviços de urgência, promovendo a educação em saúde.
A Unidade Integrada da Diabetes do CHBM
Veja os vídeos: