Com as obras de beneficiação realizadas na Urgência Geral no final de 2018, foi possível redefinir e otimizar os circuitos neste serviço, autonomizando o atendimento dos doentes urgentes dos não urgentes, bem como criar duas salas de espera distintas. Os doentes menos urgentes, classificados, segundo o modelo de Triagem de Manchester, com a cor verde e azul, encontram agora na sala de espera vários cartazes através dos quais se procura informar e sensibilizar os mesmos para se dirigirem ao seu Centro de Saúde.
Sabia que 82 em cada 100 utentes têm médico de família? Sabia que se tem pulseira verde ou azul a sua situação clínica pode ser avaliada no Centro de Saúde? Sabia que se vier encaminhado do SNS24 ou do Centro de Saúde está isento de taxas moderadoras na urgência hospitalar? Estas são apenas algumas das frases que os utentes podem encontrar nos vários cartazes expostos na sala de espera onde aguardam.
Recorde-se que na Urgência Geral está implementada a Triagem de Manchester, pelo que os utentes que recorrem a este serviço são classificados com uma cor, cada uma representando a prioridade clínica com que devem ser atendidos: vermelho/emergente; laranja/muito urgente; amarelo/urgente; verde/pouco urgente; azul/ não urgente. Desta forma, os utentes são atendidos de acordo com a sua situação clínica e não por ordem de chegada, diminuindo o tempo de espera dos casos mais graves.
Em complemento será também reforçado o nível de informação dos utentes junto à secretaria de admissão do Serviço de Urgência com a instalação de um televisor para visualização dos tempos médios de espera disponibilizados pelo software “MySNS Tempos”, também consultável através do telemóvel pelos próprios utentes.