O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), por ocasião do seu 10.º aniversário, desafiou várias entidades da comunidade para se associarem às comemorações desta efeméride. O ACES Arco Ribeirinho aceitou o desafio, propondo à Academia de Diabetes do Barreiro que realizasse iniciativas para a comunidade. Nos meses de novembro e dezembro foram desenvolvidas sessões com o tema “Prós e contras na Diabetes”, apresentadas nos concelhos da área de influência das duas Instituições com o apoio das autarquias.
Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo receberam a “Ana Insulina da Silva”, a “Maria das Picadas”, a “Carolina Coração Fraquinho”, a “D.ª Água e Exercício Físico”, entre outras personagens que, de uma forma lúdica, debateram e clarificaram os temas que mais dúvidas trazem aos doentes diabéticos. No final de cada “Prós e contras” foi feito um resumo que permitiu consolidar as temáticas discutidas.
As sessões contaram sempre com uma grande adesão, variando entre os 50 e os 100 participantes. De acordo com a organização foi “muito gratificante a intervenção do público com perguntas pertinentes, bem como o feedback recebido”.
A Academia da Diabetes do Barreiro está inserida na comunidade e é constituída por profissionais de saúde do CHBM e do ACES Arco Ribeirinho, promovendo iniciativas centradas na gestão da Diabetes.