O Dia Europeu do Antibiótico comemora-se a 18 de novembro e o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) assinalou esta efeméride com uma sessão comemorativa, organizada pelo Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL – PPCIRA), para analisar e alertar sobre a problemática da resistência das bactérias aos antibióticos a nível nacional e em particular no CHBM.
A manhã iniciou com uma apresentação do Dr. Paulo André Fernandes, coordenador do GCL-PPCIRA do CHBM, que salientou a importância de uma prescrição criteriosa de antibióticos, uma vez que aumento da sua utilização pode diminuir a sua eficácia. Referiu que o peso das infeções por microrganismos multirresistentes é já comparável ao peso, por exemplo, da gripe, da tuberculose e VIH/Sida combinados. Alertou ainda que, por dia, morrem mais de 3 pessoas em Portugal devido a infeções por microrganismos multirresistentes e se a tendência continuar a resistência a estes medicamentos será a principal causa de morte no mundo em 2050.
No CHBM, este problema também é alvo de atenção através do cumprimento de boas práticas de controlo de infeção, as quais têm permitido que as infeções por alguns dos microrganismos mais resistentes aconteçam ainda de forma esporádica. Relativamente ao consumo de antibióticos reforça-se a necessidade da sua utilização racional, nomeadamente dos antibióticos de mais largo espetro.
Na sessão foram ainda analisadas as situações dos Departamentos de Cirurgia e de Medicina, para refletir de forma mais pormenorizada sobre a realidade dos serviços do CHBM. Os trabalhos terminaram de forma animada com um momento musical protagonizado pelo Grupo de Serenatas Sinfonias ao Luar, da Escola de Música Sinfonias e Eventos.
O Dia Europeu do Antibiótico insere-se nas comemorações do Dia Europeu do Antibiótico do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças Infecciosas e da Semana Mundial dos Antibióticos da Organização Mundial de Saúde, este ano assinalada de 18 a 24 de novembro, para promover uma campanha de sensibilização relativa à necessidade de utilizar estes medicamentos de forma segura e responsável.