Através deste programa as instituições de saúde assumem o “compromisso” de implementar projetos dedicados à humanização que se centrem nas pessoas (utentes, cuidadores e profissionais de saúde) e que garantam o bom relacionamento interpessoal e interprofissional, bem como o respeito por valores humanos, promovendo uma melhoria constante dos processos e resultados em saúde.
Desenvolvido pelo Grupo de Trabalho para a Humanização Hospitalar, criado pela Coordenação para a Reforma do Serviço Nacional de Saúde, o “Compromisso para a Humanização Hospitalar” define 15 dimensões que devem ser alvo de intervenção para concretização e/ou melhoria: Orgânica institucional; Privacidade dos utentes; Personalização do cuidar e do tratar; Circulação dos utentes; Visitas aos doentes; Acolhimento dos profissionais; Normas de relacionamento com utentes; Normas de relacionamento interpessoal e interprofissional; Formação em comunicação, empatia e relacionamento; Psicologia positiva, promoção da saúde e bem-estar; Amenidades e segurança hospitalares para profissionais; Combate ao ruído; Promoção do silêncio; Avaliação da satisfação; e Participação cidadã.