Nesta Unidade são realizados exames médicos nas áreas da Gastroenterologia, Otorrinolaringologia e Pneumologia. O aumento da atividade assistencial, em particular da Gastroenterologia entre 2014 e 2018, obrigou a uma adequação deste espaço físico para permitir um aumento da oferta de cuidados de saúde e a melhorar os níveis de segurança da atividade clinica.
Com esta intervenção o CHBM aumentará a sua capacidade de resposta interna na área dos Meios Complementares de Diagnóstico e de Terapêutica, evitando assim que os utentes sejam encaminhados para entidades externas para realizarem os exames médicos em questão. O investimento, de mais de 300 mil euros, permitirá criar uma nova sala de exames e um espaço de Hospital de Dia para os doentes do foro gastroenterológico; bem como uma sala adequada à vigilância peri-endoscópica. A nova UTE permitirá, ainda, otimizar o circuito para os utentes, bem como melhorar o circuito existente de desinfeção dos equipamentos/dispositivos médicos e do manejo de material contaminado.
Durante o período da obra, a UTE estará a funcionar no 3.º piso junto ao Serviço de Urologia. A requalificação da Unidade contribuirá para melhorar o acolhimento e a qualidade dos cuidados a prestar aos seus doentes.