Condições meteorológicas adversas no distrito de Aveiro e um evento sísmico que afeta os distritos de Évora, Lisboa e Setúbal desencadeiam uma série de ocorrências em cascata, provocando danos materiais avultados e um número significativo de vítimas mortais.
Este exercício, o maior de sempre em território nacional, decorre nos distritos de Aveiro, Évora, Lisboa e Setúbal, em cerca de 20 localidades e abrangendo mais de 60 cenários distintos. Organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com a colaboração da Direção-Geral da Autoridade Marítima, irá mobilizar mais de 600 operacionais, de entre os quais equipas de 5 países europeus: Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha e França.
Com este simulacro será testado também o Plano de Emergência Externo do Complexo Municipal do Barreiro, pelo que o Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro foi convidado a integrar o mesmo.
Esta tarde (29 de maio), a partir das 14h00, o Serviço de Urgência Geral recebe 30 “vítimas” de um acidente ferroviário. O simulacro será realizado na área destinada aos utentes não urgentes, não interferindo com o atendimento dos doentes urgentes, e assegurado por outros profissionais que não os escalados e que estarão devidamente identificados. Estima-se que o exercício tenha uma duração de 2 a 3 horas.
Saiba mais em www.cascade2019.pt