A manhã iniciou-se com uma sessão teórica seguida de uma parte prática composta por dois cenários de acidente de viação com feridos encarcerados. No “acidente” as duas entidades fizeram uma troca de papeis, isto é, a equipa da VMER do CHBM assumiu o desencarceramento enquanto os elementos dos Bombeiros ficaram responsáveis pela estabilização clínica. Este método foi aplicado para que todos sentissem e compreendessem melhor as dificuldades inerentes à sua função num local de acidente, bem como solidificar as relações e dinâmicas entre as duas equipas de forma a poderem prestar uma melhor assistência.
Está prevista a realização de mais formações neste âmbito, mas com outros cenários e com diferentes corporações de Bombeiros. A coordenação da VMER do CHBM tem idealizadas mais três formações que pretende realizar em 2019 com os seguintes temas: “Acidente em cenário marítimo”; “Acidente em cenário industrial”; “Acidente e resgate com grande ângulo e em espaços confinados”.
A VMER do CHBM, a 44.ª viatura do país, conta já com três anos de atividade. Iniciou funções às 00h00 do dia 11 de abril de 2016 e está integrada no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do CHBM. Com uma taxa de operacionalidade da equipa de 100% ao longo do destes três anos registou um total de 6.561 saídas. Em 2018 percorreu mais de 60.000 quilómetros em 2.209 saídas, o que corresponde a uma média de 6 ativações por dia. O Conselho de Administração dá os parabéns a todos os operacionais que fazem ou fizeram parte da equipa da VMER pela entrega e empenho fundamentais para a melhoria dos cuidados prestados junto da comunidade que servimos.