A Enf.ª Sílvia Ventura, a par da atividade desenvolvida no Bloco Operatório, pratica parapente há 25 anos. Ao contrário de muitos atletas, que são profissionais e têm o desporto como atividade principal, Sílvia Ventura não é profissional desta modalidade, conjugando as suas duas grandes paixões: a enfermagem e o parapente!
Em 2018, para além de ter participado no Campeonato Nacional de Parapente, integrou a Seleção Nacional tendo participado no Campeonato Europeu, que se realizou em julho em Montalegre. Destas participações, consagrou-se Vice-campeã Nacional feminina na modalidade de parapente; conquistou o 48º lugar na classificação geral do Campeonato Nacional (75 pilotos); foi 2º classificada feminina de asas CCC no Campeonato Europeu e 18ª classificada feminina no Campeonato Europeu. Em dezembro último, por nomeação da Federação Portuguesa de Voo Livre, recebeu o prémio carreira – Diploma Manuel Pombinho
De referir que a Enf.ª Sílvia Ventura foi por 13 vezes campeã nacional de parapente, entre 2004 e 2015 e depois em 2017. Ocupa o 81º lugar no ranking mundial, num universo de 552 pilotos femininos; e o 1341º lugar na classificação geral, num total de 6708 pilotos.
Para a Enf.ª Sílvia Ventura “o apoio incondicional da Administração e do Serviço de Bloco Operatório, ao longo destes anos, tem sido fundamental para todos os ganhos e experiências desportivas que fazem parte do meu currículo bem longo e recheado de êxitos”. E acrescenta: “O meu profundo agradecimento à Enf.ª Dina Clemente que na sua atitude diária nos leva sempre a querer dar o nosso melhor, até mesmo quando não é do âmbito da enfermagem perioperatória ou sequer da saúde”.