O modelo ACSA é o adotado pela DGS para a certificação das unidades de saúde por se considerar ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português.
Para a Responsável da Unidade de Oncologia, Dra. Ana Teresa Xavier, esta certificação significa “um reconhecimento do trabalho e empenho dos profissionais da Unidade que procuram prestar cuidados de saúde de qualidade, bem como a estreita colaboração com outros Serviços do Centro Hospitalar”.
Relativamente a desafios futuros, a Responsável da Unidade acrescenta que, “como o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido se integra na missão e valores do CHBM, pretendemos continuar a desenvolver esforços para nos candidatarmos ao nível seguinte, atingindo o Muito Bom.”
A Unidade de Oncologia encontra-se certificada desde outubro de 2016, com o nível Bom. Ao longo de 2018 realizou mais de 12 mil consultas, perto de 5 mil sessões de Hospital de Dia e assistiu em internamento cerca de 320 doentes.