O simulacro de acidente industrial grave teve como objetivo testar o plano de emergência interno. O cenário inicial foi a rutura de uma tubagem que alimenta um dos tanques de ácido nítrico que se encontra a 8 metros de altura, atingindo um dos trabalhadores com salpicos, ferindo-o e necessitando de cuidados médicos.
A participação do CHBM neste simulacro foi relevante no sentido de se verificarem in loco as práticas da empresa numa situação de emergência bem como estabelecer o intercâmbio entre ambas as partes. Numa situação de catástrofe os sinistrados serão encaminhados para Hospital de Nossa Senhora do Rosário, o que cria a necessidade de serem definidos e organizados mecanismos para que o CHBM possa adequar a sua resposta numa situação de vítimas provenientes de acidente grave - multivítimas, não só através da reorganização dos seus recursos humanos, mas também materiais.
A ADP Fertilizantes é uma empresa abrangida pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas, a ocorrência de acidentes de grande dimensão pode dar origem a incêndios, explosões e derrames relacionados com a libertação de substâncias perigosas colocando em situação de risco os trabalhadores e a população envolvente.
O simulacro contou com a presença de várias entidades nomeadamente: a Proteção Civil municipal, a Polícia de Segurança Pública, a Autoridade Nacional de Proteção Civil representantes da Câmara Municipal, empresas vizinhas, entre outras.