A equipa fez o rastreio aos profissionais aplicando um questionário de avaliação do risco de Diabetes, avaliando a glicémia ocasional e sensibilizando com medidas promotoras da saúde.
Foram avaliados 610 profissionais de todas as áreas do Centro Hospitalar, sendo que 83% eram do sexo feminino e 45% do total dos inquiridos tinha menos de 45 anos. 47% das pessoas tinham o índice de massa corporal menos de 25 Kg/m2, o que significa que estão dentro do seu peso normal, ainda que 35% tenham excesso de peso e 18% já estejam dentro da obesidade.
Relativamente ao risco de vir a desenvolver Diabetes dentro de 10 anos, 30% dos profissionais têm um baixo risco; 34% um risco ligeiro; 34% têm um risco moderado e alto; e apenas 2% foram identificados com um risco muito alto.
Com este rastreio a equipa concluiu que o excesso de peso, o aumento do perímetro abdominal e o sedentarismo foram os fatores de risco mais frequentemente identificados. A consciencialização para o problema é fundamental para o diagnóstico precoce. A prevenção é a solução!