Na área do Internamento, a Unidade de Cuidados Paliativos dispõe de 8 camas para doentes com necessidade de cuidados paliativos com sintomas descontrolados e/ou situação clínica complexa ou que necessitem de apoio psicoemocional e/ou social. Todos os doentes são previamente avaliados por um médico com formação específica em cuidados paliativos, só sendo internados se cumprirem os critérios definidos. No primeiro ano da sua atividade, entre 31 de abril de 2017 e 29 de março de 2018, a UCP internou 184 doentes, mais 84 do que em igual período do ano anterior. Com exceção de 1 doente, todos os outros pertenciam à área de influência do CHBM, ao contrário do registado anteriormente.
Na área do Ambulatório, os doentes são acompanhados em Consulta Externa de Medicina Paliativa, criada em julho de 2017. Desde a sua criação, e até 29 de março de 2018, foram acompanhados 171 doentes nesta consulta.
Na área da Consultoria Interna, a Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) realiza o seu trabalho a pedido dos médicos dos serviços de adultos existentes no CHBM, tendo em 2017 avaliado 228 doentes internados.
A equipa da Unidade de Cuidados Paliativos é atualmente constituída por 2 Médicas Especialistas em Medicina Interna com formação avançada em Cuidados Paliativos, 12 Enfermeiras, 7 Assistentes Operacionais e 1 Assistente Técnico.