O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) concluiu com sucesso o Programa Operacional Lisboa2020, a que se candidatou em março último, tendo adquirido 18 equipamentos que permitem a atualização tecnológica de diagnóstico e terapêutica altamente especializada em vários serviços desta Instituição.
O Serviço de Anatomia Patológica dispõe de um micrótomo e de um processador de tecidos; no Bloco Operatório os profissionais de saúde podem contar com 2 mesas de anestesia, 1 videoendoscópio, 1 ecógrafo e 2 uretrorrenoscópios; e no Serviço de Cardiologia há um novo ecocardiografo para os utentes que aí realizam os seus exames.
Os doentes que recorrem ao Serviço de Oftalmologia podem agora contar com 5 novos equipamentos para realizarem os seus exames com maior diferenciação tecnológica: biómetro óptico, retinografo, ecógrafo, laser e tomografia de coerência óptica (OCT).
Ao abrigo deste programa, o CHBM adquiriu ainda um videoprocessador e videocolonoscopio para a Valência de Gastrenterologia; um ecógrafo para o Serviço de Imagiologia; um pletismógrafo para o Serviço de Pneumologia; e um ecógrafo para a Unidade de Cuidados Intensivos.
Em termos financeiros, foram adquiridos os 16 equipamentos previstos inicialmente nesta candidatura, num valor total de 685 mil euros. Uma vez que o montante aprovado foi na ordem dos 790 mil euros, o CHBM solicitou autorização para adquirir mais dois novos equipamentos, o que foi aceite.
“Inovar para melhor cuidar” foi o lema que acompanhou este projeto, através do qual se apostou na modernização tecnológica de diagnóstico e terapêutica, garantido desta forma inovação e cuidados de saúde de elevada qualidade e diferenciação técnica.
Recorde-se que o Lisboa2020 é um programa operacional da União Europeia através do qual é possível adquirir novos equipamentos e substituir outros já existentes, com o objetivo de melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes, bem como as condições de trabalho dos profissionais de saúde.