A Unidade de Oftalmologia e o Serviço de Pneumologia dispõe de novos equipamentos, adquiridos ao abrigo do Programa Lisboa2020.
Na Unidade de Oftalmologia encontra-se um novo retinografo, que permite realizar fotografias do fundo ocular (retinografias) sem necessidade de dilatação pupilar do utente e fotografia fundo ocular com autofluorescência. Este equipamento será uma mais valia para a Consulta de Patologia da Retina e da Coroíde, que tem como objetivos, entre outros, acompanhar a degenerescência macular ligada à idade; a doença vaso-oclusiva da retina; a alta miopia; e distrofias retinianas e coroideias. Também é fundamental na Consulta de Rastreio de Diabetes Ocular.
Para o Serviço de Pneumologia foi adquirido um novo plestimografo, que veio substituir o que existia na Instituição há 20 anos. Este novo equipamento permite realizar provas de função respiratória, difusão do monóxido de carbono e provas de provocação inalatória para diagnóstico de várias doenças respiratórias e ainda para a avaliação da capacidade respiratória de doenças do foro cardiológico e oncológico. A pletismografia é um exame que permite avaliar a capacidade funcional respiratória, volumes pulmonares e trocas gasosas, constituindo assim um exame fundamental na avaliação do doente com patologia respiratória crónica, com grande prevalência nos doentes do Centro Hospitalar Barreiro Montijo. Tem ainda um papel importante na avaliação pré-cirúrgica e na profilaxia de complicações no pós-operatório imediato.
O Lisboa2020 é um programa operacional da União Europeia através do qual é possível adquirir novos equipamentos e substituir outros já existentes, com o objetivo de melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes, bem como as condições de trabalho dos profissionais de saúde.
“Inovar para melhor cuidar” é o lema que vai acompanhar este projeto no CHBM, que aposta na modernização tecnológica de diagnóstico e terapêutica, garantido desta forma inovação e cuidados de saúde de elevada qualidade e diferenciação técnica.