O CHBM dispõe de novos equipamentos nos Serviços de Cardiologia, Anestesiologia, Gastrenterologia e Anatomia Patológica, adquiridos ao abrigo da candidatura ao Programa Lisboa2020.
O Lisboa2020 é um programa operacional da União Europeia através do qual é possível adquirir novos equipamentos e substituir outros já existentes, com o objetivo de melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes, bem como as condições de trabalho dos profissionais de saúde.
“Inovar para melhor cuidar” é o lema que vai acompanhar este projeto no CHBM, que aposta na modernização tecnológica de diagnóstico e terapêutica, garantido desta forma inovação e cuidados de saúde de elevada qualidade e diferenciação técnica.
Até ao momento foram adquiridos, e já se encontram a funcionar em pleno, um ecocardiografo; um videoendoscópio e uma mesa de Anestesia; um videoprocessador com processamento de cromoendoscopia virtual e um videocolonoscópio de Gastrenterologia; e um processador de tecidos e um micrótomo para exames de Anatomia Patológica.
Com o novo ecocardiografo foi possível melhorar a qualidade dos exames realizados, com consequente melhoria do diagnóstico e tratamento dos doentes. Além das modalidades básicas, permite a realização de exames mais avançados tais como: análise semiautomática e automática anatómica; análise em 3D transtorácica e transesofágica; ecocardiografia tridimensional 3D em tempo real 4D; ecocardiografia de sobrecarga/stress; ecocardiografia de contraste; entre outros.
No Bloco Operatório a nova mesa de anestesia e o videoendoscópio têm uma maior sofisticação técnica, garantindo mais segurança para os doentes aí intervencionados. São equipamentos com maior diferenciação tecnológica, condição essencial para a condução do ato anestésico com a máxima segurança.
O videoprocessador e o videocolonoscopio de Gastrenterologia adquiridos disponibilizam uma inovação técnica na realização de exames do foro digestivo, com possibilidade de cromoendoscopia integrada, efetuando estes com maior qualidade e acuidade técnica.
No Serviço de Anatomia Patológica, o novo processador de tecidos e o novo micrótomo permitem maior rapidez e qualidade no tratamento das amostras, vital nos casos mais urgentes.
Encontram-se os profissionais do CHBM empenhados em dar execução plena ao presente programa com o objetivo de “Inovar para melhor cuidar”.