Todos os anos, a 31 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove a celebração do Dia Mundial sem Tabaco, com o intuito de destacar os riscos de saúde associados ao uso do tabaco e defender a adoção de políticas eficazes para reduzir o seu consumo. De acordo com a OMS, a epidemia do tabaco mata cerca de 6 milhões de pessoas por ano, das quais 600 mil são fumadores passivos.
Parar de fumar surge como a única via para diminuir a mortalidade e morbilidade associada ao tabagismo, promovendo benefícios imediatos e as vantagens são tanto maiores quanto mais cedo se verificar o abandono. Se até 2020 for possível diminuir para metade o número de jovens que anualmente começa a fumar, evitar-se-ão 20 milhões de mortes acumuladas até 2050. No CHBM existe uma Consulta de Apoio ao Fumador, desde 1999. Até ao momento foram realizadas perto de 3.400 consultas e atendidos mais de 1.600 doentes. No ano passado foram realizadas 380 consultas, sendo que a maioria dos doentes tem entre 45 e 64 anos.
Deixar de fumar é difícil, mas vale a pena o esforço para melhorar a sua saúde. Procure ajuda junto de um profissional de saúde próximo de si!