No dia 12 de maio celebra-se o Dia Internacional do Enfermeiro. O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) associou-se às comemorações desta efeméride e realizou esta manhã uma conferência com o tema “Enfermeiros, uma voz de liderança: Alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável”, proferida pela Professora Doutora Lucília Nunes.
Este tema, escolhido pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros (ICN), surge no sentido de sensibilizar a sociedade em geral, mas também consciencializar os próprios enfermeiros para o valor do que estão a fazer na prossecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, contribuindo para a melhoria da saúde da população, deixando assim a sua “pegada” no caminho para um mundo mais saudável.
A conferência proporcionou um momento de reflexão sobre “Como podem os enfermeiros ser uma voz de liderança: como pessoa; como profissional e como membro de uma equipa multidisciplinar?”.
A Professora Doutora Lucília Nunes é Enfermeira Especialista de Saúde Mental e Psiquiátrica, Doutorada em Filosofia e Mestre em Ciências de Enfermagem e em História Cultural e Política. É professora coordenadora no Instituto Politécnico de Setúbal e membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
A sessão de abertura ficou a cargo do Enfermeiro Diretor do CHBM, Enf.º António Viegas, tendo a conferência contado com a presença de cerca de 80 enfermeiros e alunos de enfermagem.
O Dia Internacional do Enfermeiro comemora a data em que nasceu Florence Nightingale, que teve um importante papel ao implementar profundas reformas na enfermagem, que permitiram a redução drástica das taxas de mortalidade no Hospital Saint Thomas, em Londres, onde fundou, em 1859, a primeira Escola de Enfermagem moderna.