Para assinalar o primeiro aniversário de atividade da equipa afeta à Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), realizou-se esta manhã uma sessão comemorativa que contou com a presença de vários colaboradores da Instituição e entidades externas.
A abertura ficou a cargo do Presidente do Conselho de Administração do CHBM, Dr. Pedro Lopes; do Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Dr. Luís Meira; e da Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, Dra. Regina Janeiro.
Seguiram-se as intervenções da Coordenadora Nacional de Transplantação do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), Dra. Ana França, sobre a temática do “Programa de colheita em dador de coração parado”; do Coordenador da VMER do CHBM, Dr. António Gandra, com o tema “VMER do CHBM: 1 ano a 100%” e, por fim, da Diretora do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do CHBM, Dra. Paula Pona, que referiu a atividade registada entre este serviço e a VMER.
A VMER do CHBM é a 44º viatura existente no país e a mais recente de todas. Iniciou a sua atividade às 00h00 do dia 11 de abril e está integrada no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do CHBM. Com uma taxa de operacionalidade da equipa de 100%, ao longo do primeiro ano de atividade registou 2.357 saídas.
A maior parte dos acionamentos, cerca de 70%, esteve relacionada com situações de doença súbita. Seguem-se as situações de paragem cardiorrespiratória; pedido de apoio diferenciado; quedas; e acidentes como principais motivos de intervenção da VMER. De registar ainda os 3 partos realizados pela equipa da VMER neste primeiro ano de atividade.