A equipa da Diabetes Pediátrica do CHBM realizou, na passada segunda-feira, o VII Encontro “A Escola e a Diabetes Mellitus Tipo 1” que contou com a presença de 70 participantes, entre profissionais da comunidade escolar e profissionais de saúde do CHBM e do ACES Arco Ribeirinho.
Neste encontro foram abordados diversos temas, tais como: o Plano de Saúde Individual que visa prevenir as intercorrências e minimizar o impacto da Diabetes Mellitus Tipo 1 no desempenho escolar dos alunos; O exercício físico e os ajustes terapêuticos necessários à prática do desporto, que são fundamentais a esta doença, pois ajuda a controlar a glicémia, aumenta a sensibilidade à insulina, diminui os restantes fatores de risco cardiovasculares e melhora e equilibra a vertente emocional e social.
Foram ainda abordadas as novas tecnologias, que tiveram um grande desenvolvimento nas últimas décadas, nomeadamente sensores subcutâneos que permitem determinar a glicose intersticial e sistemas de perfusão subcutânea contínua de insulina; A alimentação, um dos pilares da terapêutica na Diabetes Mellitus Tipo 1, sendo a contagem de hidratos de carbono essencial à insulinoterapia intensiva, quer com múltiplas administrações de insulina, quer com “bomba”; E vários temas teórico-práticos como o que é a doença, glicémia e insulina, hipoglicémia, hiperglicemia e cetonemia.
A equipa de Diabetes Pediátrica tem vindo a desenvolver o seu trabalho na Consulta de Pediatria do CHBM desde 2008, dando também apoio às crianças e adolescentes em internamento e no serviço de urgência.
Desde 2010 realiza dois encontros anuais, um direcionado para a comunidade escolar e outro para as crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1 seguidos na Instituição e pais. Para a comissão organizadora “estes eventos têm-se revelado um local privilegiado de partilha de experiências e aquisição de conhecimentos teórico-práticos, que possibilitam uma ótima adesão ao tratamento e melhores cuidados aos nossos doentes”.