O modelo ACSA é o adotado pela DGS para a acreditação das unidades de saúde, por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português. As organizações podem assim progredir, com este modelo, ao seu próprio ritmo no caminho para a excelência organizacional.
O processo de acreditação, conduzido pelo Departamento da Qualidade na Saúde da DGS teve início em março de 2015, tendo sido ultrapassadas as fases de candidatura, autoavaliação e auditoria externa, e concluído todo o processo no corrente mês de outubro com o reconhecimento e Acreditação.
Este reconhecimento só foi possível com o trabalho de todos os profissionais da Unidade, de uma equipa pluridisciplinar que aposta na qualidade e na inovação. O Sistema de Alerta Oncológico é um exemplo de inovação criado durante este processo. É uma aplicação que permite a todos os clínicos colocarem “em alerta” os doentes para os quais exista suspeita ou forte possibilidade de terem uma doença oncológica, criando condições de eficácia no tratamento.
São os profissionais os verdadeiros agentes da mudança e o sucesso do processo de acreditação, a eles pertence. O CHBM felicita todos os envolvidos pelo resultado positivo alcançado que dá continuidade a um importante movimento de melhoria contínua da qualidade na Instituição.