O encontro começou com uma reunião de trabalho com o Conselho de Administração do CHBM, onde foram abordados diversos assuntos, nomeadamente a intervenção realizada na Sala de Observação do Serviço de Urgência Médico-cirúrgica bem como o plano de investimentos a concretizar no CHBM no triénio 2015-2017. Este plano visa fundamentalmente:
- Atualizar a infraestrutura tecnológica do Centro Hospitalar, designadamente ao nível de equipamentos médicos e sistemas de informação;
- Manter o investimento na renovação do Serviço de Urgência Médico-cirúrgica, designadamente nas áreas de triagem/balcão e zonas de espera, criando melhores condições de acolhimento e segurança, quer para utentes como para profissionais;
- Reabilitar áreas do Centro Hospitalar que necessitam de intervenção;
Após o encontro, o Ministro visitou o Serviço de Urgência Médico-cirúrgica, não só a área intervencionada, mas também os outros espaços que se pretendem remodelar. Recorde-se que as obras, aprovadas pelo Ministério da Saúde, tiveram início a 1 de junho, tendo sido concluídas no prazo previsto, a 30 de julho. Com um custo de 250.000 €, esta intervenção melhorou o conforto e a segurança dos cuidados de saúde prestados aos doentes urgentes, bem como as condições de trabalho dos profissionais, passando a Sala de Observações a ter capacidade para 20 doentes, mais 13 do que anteriormente.
O CHBM irá prosseguir o seu programa de investimentos, que visam manter e assegurar o nível de prestação de cuidados de saúde à população que serve.