No passado dia 8 de Fevereiro o Serviço de Nutrição e Dietética do HNSR, EPE procedeu à realização, no refeitório de pessoal, de um inquérito de satisfação. |
Com o objectivo de avaliar a satisfação do utente, relativamente ao aspecto, confecção, qualidade, quantidade, variedade e temperatura das refeições servidas foram, ainda, tidas em conta a variedade das ementas, apresentação do pessoal, eficiência do serviço e higiene das instalações. Ao almoço foram preenchidos 200 inquéritos, para um total de 274 utentes (taxa de resposta de 73%), enquanto que ao jantar foram preenchidos 26 inquéritos para um total de 27 utentes (taxa de resposta de 96,3%). A maioria dos participantes era do sexo feminino (62%). Almoço Jantar Relativamente ao aspecto, confecção, qualidade, quantidade e variedade dos géneros servidos, 48,5% dos utentes ao almoço e 59% dos utentes ao jantar consideraram aceitáveis estes parâmetros. A quantidade e variedade dos géneros alimentícios servidos foram os parâmetros onde foi demonstrado maior descontentamento. No que se refere à temperatura das refeições servidas, foi considerada aceitável pela maioria dos participantes, no entanto alguns – 23% ao almoço e 6% ao jantar – responderam que as refeições são servidas frias. Cerca de 47% dos participantes consideram as ementas adequadas, mas pouco variadas sobretudo ao jantar. Relativamente aos diferentes itens que constituem a refeição verificamos que a sopa é consumida por apenas 45% dos utentes e a salada por cerca de 60%. Constatámos, ainda, que a fruta (40%) é preterida em relação à sobremesa doce (60%). A maioria dos nossos utentes (90%) não consome pão com a refeição. A apreciação quanto à apresentação do pessoal, eficiência do serviço e higiene das instalações foi positiva para a maioria dos nossos utentes (96%). Foram feitas sugestões e comentários apenas por uma pequena parte dos participantes (43% ao almoço e 23% ao jantar), as quais serão consideradas de futuro com o objectivo de melhorar o serviço prestado. Serviço de Nutrição e Dietética |