Decorreu, no passado dia 27 de Novembro, uma sessão de divulgação do Manual da Qualidade do Hospital de Nossa Senhora do Rosário, EPE. Nesta sessão, que contou com a presença do Conselho de Administração, foi entregue um exemplar do mesmo a cada Serviço. |
O Manual da Qualidade é constituído, de acordo com o sistema documental aprovado pelo Hospital, por políticas, procedimentos gerais, procedimentos sectoriais e registos, que enquadram a actuação dos profissionais em relação aos temas tratados. As políticas definem as grandes linhas de orientação, estabelecem as estratégias e enquadram os procedimentos gerais. Os procedimentos gerais definem procedimentos de aplicação geral dentro do hospital, sendo transversais a toda a organização. Os procedimentos sectoriais especificam quem faz o quê, quando e como a nível dos serviços, só são aplicáveis a determinado Serviço; e são elaborados e aprovados pelo Serviço que implementa o procedimento. Os registos constituem evidência do cumprimento dos procedimentos da qualidade e são recolhidos e registados em suporte aprovado pelo Serviço/Sector/Unidade que implementa o procedimento. Em termos gerais o cronograma de actividades previsto para 2007 será o seguinte: 1º Trimestre: - Segunda Visita da Joint Commission International, em data a confirmar; - Implementação dos documentos; - Grupos de melhoria contínua (indicadores, processos). 2º Trimestre: - Divulgação da restante documentação; - Elaboração de novos documentos. 3º Trimestre: - Auditoria à implementação dos procedimentos e politicas divulgados e implementados; - Implementação de melhorias e correcção de processo. 4º Trimestre: - Implementação de melhorias e correcção de processos. Nesta fase o Hospital vai proceder à implementação dos documentos aprovados com as eventuais alterações de procedimentos que daí possam decorrer. O que se pretende assegurar é a uniformidade dos processos e a melhoria da qualidade e da segurança do doente. Gestora da Qualidade Dra. Isabel Tabuada |