jornadas diabetes1jornadas diabetes2jornadas diabetes3

A 11.ª edição das Jornadas do Dia Mundial da Diabetes aconteceu nos dias 14 e 15 de novembro, no Fórum Cultural de Alcochete. Um encontro promovido pela Equipa da Diabetes da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) que tem como objetivo a partilha de saberes e transmissão de informação prática, entre profissionais de saúde, de forma atualizada e abrangente face ao contexto multi-sistémico desta patologia.

Ao longo dos dois dias, mais de 250 participantes, provenientes de várias unidades de saúde do país, tiveram a oportunidade de assistir a várias temáticas: o papel da saúde pública e a sociedade na Diabetes; a dieta vegetariana; a transformação pela Tecnologia na Diabetes; a Diabetes e as fases da vida - onde foram focados temas inovadores como diferenças de género na terapêutica da Diabetes,  Andropausa – Menopausa e Diabetes, e ainda a questão da  atualidade: Cura na Diabetes tipo 2, facto ou ficção?. Houve ainda lugar a um curso pré jornadas sobre Terapêutica Farmacológica na Diabetes, onde participaram 46 formandos.

A Comissão Organizadora já habitou os participantes à expectativa da receção surpresa, que este ano esteve a cargo da Sociedade Filarmónica Capricho Moitense, que encantou com os seus passos de dança. Mas as surpresas não ficaram por aqui. Entre palestras, as Doutoras Palhaço da Operação Nariz Vermelho partilharam os seus estudos de investigação com todos os presentes. 

jornadas diabetes4jornadas diabetes5jornadas diabetes6

As Jornadas do Dia Mundial da Diabetes, de acordo com a Comissão Organizadora, “têm reunido nos últimos anos um número crescente de participantes, sendo a grande reunião do Arco Ribeirinho na área da Diabetes. Promover umas Jornadas com este impacto para a região é importante pois aproxima os vários profissionais, cria pontes, referências, mas também memórias, promovendo, a par da ciência, momentos de descontração e de saúde mental.”

Para a Presidente das Jornadas, Dra. Ana Paula Pona é o momento de agradecer “a todos, em particular aos que aceitam o desafio, o stress e a responsabilidade de contribuir para a elevada qualidade científica e humana do evento, reconhecida e verbalizada por muitos dos participantes, e que motiva a equipa a continuar.” E deixa o mote: “Até novembro de 2025!”