Os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) promoveram, no dia 25 de outubro, no Auditório da Escola Alfredo da Silva, um encontro para promover a união e o aumento do conhecimento entre estes profissionais. Trata-se de uma reunião anual promovida pelos TSDT dos Cuidados de Saúde Primários, este ano alargada ao universo da Unidade Local de Saúde (ULS).
O evento foi dedicado à Inovação e Crescimento, sendo abordada a Inteligência Artificial, apresentado o estudo sobre os profissionais do Serviço Nacional de Saúde do Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública, havendo ainda lugar para debater a integração dos TSDT no modelo de ULS.
Para Raquel Rodrigues dos Santos, Presidente do Conselho Técnico dos TSDT dos Cuidados de Saúde Primários da ULSAR, concretizar esta reunião “é importante porque representa um evento ímpar concebido para fortalecer a coesão entre os profissionais e fomentar o aumento do conhecimento.” Esta ação empodera os participantes,” o que impacta favoravelmente na motivação, capacidade de desempenho e, consequentemente, nos resultados que visam a melhoria da saúde da população servida pela ULSAR”, acrescenta.
Para Luís Antunes, Técnico Superior Diretor da ULSAR, estes encontros “são importantes para promover a coesão entre os TSDT, para partilharmos experiências, discutir boas práticas e identificar áreas onde podemos melhorar e evoluir, tanto individualmente como coletivamente. É também um momento para fortalecer laços entre os diferentes serviços e equipas, fomentando a colaboração que será cada vez mais necessária no futuro”.
Na reunião estiveram presentes 52 Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica das diferentes áreas dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados Hospitalares da ULSAR.