dia digital1dia digital2dia digital4

“Digital e Telessaúde” foram os temas em destaque no último evento realizado pela Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR), em conjunto com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Evento que se realizou no dia 18 de outubro e contou com a presença de cerca de 170 colaboradores da ULSAR, de forma presencial e remota.

“A aposta no digital permite a otimização dos recursos existentes, trazendo benefícios claros para todos, profissionais e utentes. Não sendo uma alternativa exclusiva, esta será o futuro!”, destacou o Vogal do Conselho de Administração da ULSAR, Miguel Rodrigues. Nesta ótica, o Diretor do Serviço de Sistemas de Informação, Fernando Melo, apresentou alguns projetos que estão em curso, ou perspetivados para o futuro da ULSAR, tais como: os upgrades dos circuitos de ligação com a Rede Informática da Saúde (RIS); a substituição integral, tanto dos equipamentos ativos de comunicações que constituem a rede local, como do parque de servidores aplicacionais; a renovação do parque de microinformática, através da substituição dos postos de trabalho mais antigos; o upgrade integral de diversos sistemas, entre eles o sistema PACS (Imagiologia) e a implementação de solução transversal de pedidos de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) para prestadores internos e externos; soluções para o Controlo da Infeção Hospitalar, para a Gestão da Formação e para a Gestão da Qualidade; soluções para apoio a iniciativas de desmaterialização e de transformação digital; criação da App My ULSAR; entre outros.

Ao longo da manhã, houve ainda oportunidade de assistir a várias intervenções realizadas pela SPMS, através das quais foram apresentadas a plataforma LIVE para a prática de teleconsultas; a plataforma de telecuidados para a prática de telemonitorização e da telereabilitação e, ainda, outros canais digitais desenvolvidos pela SPMS. No período da tarde, estes profissionais rumaram ao edifício das Consultas Externas, onde estiveram disponíveis para apresentar as várias plataformas aos profissionais e aos utentes, que ali se encontravam.

Na Unidade Médica de Hospitalização Domiciliária (UMHD) da ULSAR está implementada a plataforma de Telemonit SNS24, tendo esta Unidade registado o primeiro doente internado em casa telemonitorizado no dia 12 de janeiro de 2023. Entre janeiro de 2023 e junho de 2024 foram telemonitorizados 220 doentes na UMHD. “A telemonitorização em hospitalização domiciliária apresenta grandes benefícios para os doentes internados, nomeadamente promovendo a segurança do doente em casa através da vigilância dos parâmetros monitorizados (por exemplo: tensão arterial, oximetria, temperatura, peso), melhorando os resultados e evitando as agudizações e retorno ao Serviço de Urgência. Acima de tudo, melhora a qualidade de vida do doente, potenciando a educação para a saúde, a autonomia e o autocuidado”, destaca a equipa da UMHD.

No âmbito das teleconsultas, nos primeiros 9 meses deste ano a ULSAR realizou 4.161 teleconsultas em várias especialidades, encontrando-se a plataforma LIVE disponível para todos os profissionais da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho que pretendam realizar vídeo consultas. De referir que, a teleconsulta permite que o profissional de saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e assistentes sociais) à distância e, com recurso às tecnologias de informação e comunicação, avalie a situação do utente e proceda ao planeamento da prestação de cuidados de saúde.