A Unidade de Saúde Pública Arnaldo Sampaio (USPAS), que se encontra certificada desde 2019, foi novamente reconhecida pela Direção-Geral de Saúde (DGS), no passado mês de julho, sendo a única Unidade de Saúde Pública do país com a certificação da qualidade de nível ótimo.
“A renovação da certificação é o reconhecimento formal de que a Unidade cumpre normas e padrões estabelecidos, assegurando assim a confiabilidade das suas práticas e a melhoria contínua das atividades que desenvolve”, destaca a Coordenadora da USPAS, Dra. Lina Guarda. “A certificação representa um compromisso da equipa para com a excelência, em que todos os profissionais estão envolvidos num processo colaborativo que valoriza a formação, a atualização de conhecimentos e a implementação de melhores práticas”, conclui.
A Unidade de Saúde Pública tem como responsabilidade fazer a vigilância epidemiológica, elaborar informação e planos de domínio da saúde pública, gerir e executar programas de intervenção no âmbito da prevenção, promoção e proteção da saúde da população e grupos específicos, e colaborar no exercício de funções de autoridade de saúde. A atuação desta Unidade abarca áreas tão distintas como a observação do estado de saúde da população, vacinação, sanidade internacional, saúde ambiental, qualidade e segurança alimentar, educação para a saúde, literacia e autocuidado, saúde oral e saúde escolar.
O reconhecimento da DGS “motiva a equipa, reforçando o seu profissionalismo e dedicação, e estabelece uma cultura de responsabilidade e de ética”, enfatiza a Dra. Lina Guarda, reconhecendo, contudo, que a certificação “não é um fim em si mesma, mas sim um ponto de partida para uma constante evolução e, apesar das mais valias do processo, os desafios futuros permanecem. Temos que estar preparados para nos adaptarmos a novas exigências e mudanças no contexto da Saúde Pública, nomeadamente doenças infeciosas emergentes, alterações climáticas, doenças crónicas, envelhecimento da população, literacia em saúde e transição digital”.
A equipa da USPAS da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) é composta por assistentes técnicos, enfermeiros especialistas na área da enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública, médicos de saúde pública, médicos internos de saúde pública e técnicos de saúde ambiental. Entre janeiro e julho de 2024 realizou, entre outras atividades, 1.359 consultas médicas, 612 consultas de enfermagem e 98 vistorias de saúde ambiental a estabelecimentos.
A certificação da USPAS pela DGS está em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde Português, por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português.
O Conselho de Administração da ULSAR felicita publicamente o reconhecimento obtido pela Unidade de Saúde Pública Arnaldo Sampaio, fruto do trabalho desenvolvido pela equipa, desejando que continuem na senda da melhoria contínua.