O Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Parque da Cidade do Barreiro, recebeu no dia 3 de julho, a segunda edição do Colóquio “Psiquiatria e Direito” um evento promovido pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) que tem como objetivo debater as temáticas que ligam a Saúde Mental e a área jurídica.
Ao longo do dia foram debatidos vários temas como: Culpa e Livre-arbítrio; Segredo médico e partilha de informação de saúde; Responsabilidade criminal e doença mental; Capacidade de decisão dos maiores com incapacidade.
Para a Dra. Gláucia Lima, Diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSAR a realização deste evento é “uma excelente oportunidade para atualizar temas relevantes para a prática psiquiátrica, reforçando a comunicação com os intervenientes judiciais num espaço de partilha de conhecimentos”. Acrescenta ainda, que “fica a promessa de uma terceira edição a tratar de outros assuntos de relevo nestas duas áreas”.
O II Colóquio de Psiquiatria e Saúde Mental contou com a participação de mais de 100 profissionais da área da saúde mental de diversos serviços de saúde, bem como de magistrados, juízes, advogados, autoridades de saúde e autoridades policiais. O evento contou com a presença da Presidente do Conselho de Administração e da Diretora Clínica para a área dos Cuidados Hospitalares da ULSAR, Dra. Teresa Carneiro e Dra. Ana Teresa Xavier, respetivamente, bem como a Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, Maria Arlete Cruz.