A USF Santo António da Charneca e a USF Querer Mais, da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR), organizaram uma caminhada no Parque da Cidade no Barreiro, pelo segundo ano consecutivo. 19 de maio foi o dia marcado para esta iniciativa, que juntou mais de 60 pessoas (utentes e profissionais de saúde), com idades compreendidas entre os 3 e os 75 anos.
A realização desta atividade pretendeu assinalar o Dia Mundial da Asma (7 de maio) e o Dia Mundial do Médico de Família (19 de maio), com o objetivo principal de promover estilos de vida saudáveis e, ainda, de melhorar a literacia em saúde relativamente à asma.
“A asma brônquica é uma patologia transversal a todas as idades e constitui um importante problema de saúde pessoal e saúde pública a nível global, com um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes e nos sistemas de cuidados de saúde”, destaca a Dra. Carla Silva, Médica na USF Santo António da Charneca. Por essa razão, foi abordada esta temática com os presentes, nomeadamente a definição desta doença, os fatores de risco que levam ao aparecimento da asma e ao agravamento de sintomas, os sinais de alarme que deverão levar o doente a procurar ajuda médica e a medicação indicada para o controle da doença.
No final da caminhada foi distribuído um questionário aos presentes, “tendo a maioria revelado ter gostado bastante da iniciativa, nomeadamente do convívio e do local escolhido, e indicado como sugestões de melhoria a continuidade de iniciativas semelhantes, noutros locais e talvez com trajeto mais longo”, revela a Dra. Joana Oliveira, Médica na USF Querer Mais.
Esta caminhada tem na sua génese as caminhadas semanais organizadas pela USF Santo António da Charneca e pela USF Querer Mais, tendo contado com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.