O Serviço de Oncologia da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) comemora hoje 30 anos. Foi no dia 14 de março de 1994 que este serviço iniciou a sua atividade, no Hospital de Nossa Senhora do Rosário-Barreiro (HSNR). Ao longo destes 30 anos recebeu 15.954 doentes.
Para assinalar esta data, realiza uma exposição onde é possível fazer uma viagem no percurso deste serviço, que atualmente engloba a área de internamento e ambulatório (Consulta Externa e Hospital de Dia). Surgiu como uma estrutura autónoma, garantindo a realização de Consultas de Oncologia, sessões de Hospital de Dia de Quimioterapia e o tratamento da Dor Crónica. Até aos dias de hoje passou de 9 camas de internamento para 11. O crescimento da atividade levou também a uma mudança de instalações do Hospital de Dia de Oncologia para o piso 5 do HSNR, em outubro de 2010. Com esta mudança foi possível passar a acolher os doentes com cancro do pulmão e melhorar a articulação com outras valências do Hospital.
Para a Dra. Ana Teresa Xavier, Diretora do Serviço de Oncologia, esta data é um marco de grande importância pois “30 anos após eu ter observado a primeira doente numa estrutura do Hospital do Barreiro, dedicada à Oncologia, hoje posso constatar que o Serviço de Oncologia cresceu não só com o trabalho e empenho dos seus profissionais, mas também com um grande apoio e eficaz colaboração de vários serviços da agora ULSAR.”
Em 2016 a Oncologia foi certificada pela Direção-Geral da Saúde, de acordo com o Modelo Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), com o nível Bom. Em 2023 o Serviço de Oncologia realizou 11.712 consultas médicas, 9.010 consultas de enfermagem, e tratou 967 doentes em Hospital de Dia.
“Somos um dos Serviços acreditados na ULSAR. A nossa prestação de cuidados integrados no Serviço Nacional de Saúde a doentes oncológicos, na Península de Setúbal e não só, ao longo destes anos, conseguiu ser uma mais valia para os doentes e seus familiares, que em nós confiam. Temos tido o privilégio de contar com trabalho de equipas multidisciplinares, dedicadas nas diversas áreas, acesso a terapêuticas inovadoras e de ter um Serviço de Radioterapia com equipamentos de última geração, o que também, entre outras mais valias têm contribuído para a prestação de Cuidados de Saúde cada vez mais diferenciados e humanizados“, conclui a Dra. Ana Teresa Xavier.
O dia de hoje foi assinalado com uma pequena celebração, onde profissionais e utentes se juntaram para cantar os parabéns ao Serviço de Oncologia. Foi ainda colocado um cartaz, composto por fotografias de todos os colaboradores que aí desempenham funções, para marcar esta data importante.
Pode visitar a exposição até ao dia 28 de março de 2024, na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário.